BlogBlogs.Com.Br

SmileyCentral.com

sexta-feira, 21 de março de 2008

Tuiuiú


Nome inglês: Jabiru ou Jabiru Strok
Nome científico: Jabiru mycteria
Família: Ciconiidae

Filo: Chordata
Classe: Aves

O tuiuiú é uma ave de grande porte, mede aproximadamente três metros de uma ponta da asa a outra e pode chegar até 1 metro e 60 de altura. Ela é uma ave migratória e muito abundante na região do Pantanal , parente das cegonhas européias e que pode chegar a pesar 10 Kg quando adulta. Para sorte da espécie sua carne não é comestível. O tuiuiú, também chamado de jaburu, forma apenas um ninho na vida e tanto o macho como a fêmea cuidam dos ovos e dos filhotes. Eles se alimentam de peixes, moluscos, insetos, répteis e pequenos mamíferos.

O tuiuiú é conhecido também por jabiru, tuiuguaçú, tuinim, tuim-de-papo-vermelho (Mato Grosso), cauauá (Amazônia), tuiuiú-coral e jaburu-moleque.

A palavra "jaburu" em tupi-guarani é uma alusão ao modo de andar da ave, "da que é inchada"...

É grande voadora, pois se eleva a grande altura em meio a tantas outras, quando ficam fazendo inspeção às áreas alagadiças e onde as águas estão baixando, para atestarem a presença do pescado.

O Tuiuiu é uma ave de corpo robusto. O bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento. O pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto, é branca.

Voando, mantém o pescoço esticado e alterna períodos de batimento das grandes asas de mais de dois metros e meio de envergadura, com outros em que planam.

Além do seu tamanho, chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas. Ele vive em bandos numerosos nas zonas de lagoas e rios piscosos, pois consome uma quantidade incrível de peixes.

O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.

O Tuiuiú tem grande capacidade de vôo, elevando-se a grandes altitudes. Quando descansa, na margem do rio ou lagoa, costuma ficar em uma só perna. Seu andar é vagaroso.


É um animal que corre perigo de extinção devido à perda de seu hábitat natural. Ou seja, devido à derrubada das florestas, que fazem com que eles saiam cada vez mais de seu hábitat, avançando para o oeste da China, sendo que mora no Himalaia e no Sul da China. Porém, existem fósseis de que, no passado, também habitou a América do Norte. É o animal símbolo do estado indiano de Sikkin.

O panda-vermelho pode medir até 35 centímetros de altura e 60 centímetros de comprimento( sem a cauda). Ele possui uma cauda que pode medir até 40 centímetros. Pesa 4 quilos. Ele se alimenta preferencialmente de bambu, seu prato predileto, mas também come frutas, folhas, líquen e ovos. Em cativeiro, o panda-vermelho come carne.

Eles são noturnos e excelentes predadores. Têm garras semi-retráteis. As fêmeas possuem apenas uma gestação por ano, podendo gerar até quatro filhotes em cada ninhada. Normalmente, nascem dois filhotes.

Uma coisa curiosa é que o panda-vermelho é o animal que mais possui nomes diferentes. Quando levado à Europa, em 1821, pelo cientista Thomas Hardwick foi batizado de Wah, por causa de seu grito característico. Ele também é chamado de urso-gato, porque parece com um urso, mas lava seu corpo inteiro como um gato.

Os outros nomes são, entre tantos, Urso Nuvem, Panda Brilhante, Panda Comum, Gato de Fogo, Raposa de Fogo, Guaxinim do Himalaia, Panda Menor, Nigalya Ponya, Panda Chico, Panda Estourado, Panda Pequeno, Poonya, Ngo Roxo, Gato Vermelho, Sankam, Pequeno Panda,Thokya, Wokdonka, Vetri e Ye. O nome "Raposa de Fogo", Firefox em inglês, deu origem ao navegador da Mozilla, o Mozilla Firefox( Eu uso e recomendo!!!).

Gato- maracajá


Nome popular:

Gato- maracajá (atenção, não é MARACUJÁ!)

Nome científico:

Leopardus wiedii

O gato-maracajá é um felino,carnívoro, que habita a América do Sul e a América Central, em florestas úmidas como a Amazônia. Sua gestação é de 81 a 84 dias, vive de 10 a 13 anos. Se parece um pouco com a jaguatirica, apenas é menor e tem o rosto estreito. Tem de 42 a 62 cm de comprimento , chega a 48 cm de altura. Seu peso varia de 2 kg a 6 kg, com a cauda de 33 a 51 cm. Pêlo do amarelo ao marrom, com as manchas (rosetas) grandes e com espaços entre elas.Suas garras são mais longas que as da jaguatirica. Anda com facilidade em galhos e troncos de árvores. É noturno, se alimenta de roedores e aves pequenas. Os olhos grandes e a cauda longa são característicos dessa espécie. Também há outras sub-espécies de gato-maracajá:

--- Leopardus wiedii wiedii: centro do Brasil, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina
--- Leopardus wiedii amazonica: oeste do Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela
--- Leopardus wiedii boliviae: Bolívia
--- Leopardus wiedii cooperi: norte do México
--- Leopardus wiedii glaucula: centro do México
--- Leopardus wiedii nicaraguae: Honduras, Nicarágua, Costa Rica
--- Leopardus wiedii oaxacae: sul do México
--- Leopardus wiedii pirrensis: Panamá, Colômbia, Equador, Peru
--- Leopardus wiedii salvinia: Chiapas, Guatemala, El Salvador
--- Leopardus wiedii yucatanica: Península de Yucatán

Algumas referências mais antigas relatam sua presença também na florestas subtropicais no sul dos Estados Unidos. A fêmea entra em cio por volta de 6 a 10 meses, têm ciclo estral de 32 a 36 dias, com 4 a 10 dias de estro. Geralmente nasce apenas um filhote, raramente ocorrem gêmeos. No Brasil, o gato-maracajá pode ser encontrado com mais freqüência na Floresta Amazônica.

O animal foi bastante caçado e afetado pela destruição das matas, mas adaptou-se a certas plantações, havendo registro de maracajás vivendo em coqueirais e cafezais.

Além disso, o gato-maracajá é o único felino da América cujas articulações giram o suficiente para ficar de cabeça para baixo em árvores com as patas voltadas para o tronco, como um esquilo.

Guepardo- o mascote do meu blog


Imagine um leopardo. Imaginou? Ótimo. Agora imagine um carro de Fórmula 1 . Acrescante listras perto dos olhos, 2,10 metros de comprimento, 115 quilômetros por hora, corpo esbelto, músculos... Eis o guepardo. Como? Imaginou um carro de Fórmula 1 com listras? Um leopardo com turbina? Ok, ok. Para evitar maiores confusões e você não sair por aí dizendo que o guepardo é um extraterrestre, vou explicar QUASE tudo sobre eles. Senhoras e senhores, meninos, meninas, cachorros, gatos e minhocas, bem vindos ao FANTÁSTICO MUNDO DOS GUEPARDOS!!!


Tudo bem, você já deve ter visto muitos documentários sobre guepardos. Mas você nunca viu um guepardo falando na TV, não é mesmo? Nem eu. Mas como eu não sou um guepardo e não tenho filmadora, vamos tentar descobrir um pouquinho mais sobre eles.

Nome popular:

Guepardo, Cheeta, Onça-africana, Leopardo-caçador

Nome científico (calma,calma! Não é palavrão!):

Acinonyx jubatus

Pesa de 28 a 70 quilos quando adulto, tendo comprimento de 1,50 m quando jovem até 2,30 m quando adulto. Tem de 2 a 4 filhotes que a fêmea cuida sozinha, escondendo numa toca debaixo da quente terra africana toda vez que vai caçar. Às vezes, são atacados por leões ou leoas, chegando até a morrer, pois são mais frágeis do que eles, apesar de serem mais rápidos.

Antigamente, ele era considerado parente do cachorro, por isso tinha outro nome:Cynailurus jubatus, que significa "cachorro-gato". Vive até 15 anos, quando sobrevive, pois muitos guepardos raramente chegam à idade adulta: de 10 filhotes, só 4 sobrevivem. É carnívoro, sendo os seus principais alimentos as gazelas e aves pequenas, quando consegue caçá-las. É que, enquanto ele cerca a presa, preparando-se para atacá-la e corre atrás dela, quando ele agarra a presa ela sai correndo- no caso de uma ave, geralmente não escapa.

Está em extinção, pois vive em pucas áreas da África e ainda restam pouquíssimos exemplares na Índia.

Ainda bem que algumas pessoas protegem os guepardos. É o caso da doutora Laurie Marker. Ela fundou o Fundo de Conservação dos Guepardos (Cheetah conservation fund) em 1990, na Namíbia, e hoje vive lá, com seu guepardo Shibaka.

Como em todos os felinos, o guepardo é misterioso e fascinante. Resta saber se esse mistério vai salvá-lo da extinção. Só nos resta torcer.

Por Vitória Alencar Sousa