BlogBlogs.Com.Br

SmileyCentral.com

sexta-feira, 21 de março de 2008

Tuiuiú


Nome inglês: Jabiru ou Jabiru Strok
Nome científico: Jabiru mycteria
Família: Ciconiidae

Filo: Chordata
Classe: Aves

O tuiuiú é uma ave de grande porte, mede aproximadamente três metros de uma ponta da asa a outra e pode chegar até 1 metro e 60 de altura. Ela é uma ave migratória e muito abundante na região do Pantanal , parente das cegonhas européias e que pode chegar a pesar 10 Kg quando adulta. Para sorte da espécie sua carne não é comestível. O tuiuiú, também chamado de jaburu, forma apenas um ninho na vida e tanto o macho como a fêmea cuidam dos ovos e dos filhotes. Eles se alimentam de peixes, moluscos, insetos, répteis e pequenos mamíferos.

O tuiuiú é conhecido também por jabiru, tuiuguaçú, tuinim, tuim-de-papo-vermelho (Mato Grosso), cauauá (Amazônia), tuiuiú-coral e jaburu-moleque.

A palavra "jaburu" em tupi-guarani é uma alusão ao modo de andar da ave, "da que é inchada"...

É grande voadora, pois se eleva a grande altura em meio a tantas outras, quando ficam fazendo inspeção às áreas alagadiças e onde as águas estão baixando, para atestarem a presença do pescado.

O Tuiuiu é uma ave de corpo robusto. O bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento. O pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto, é branca.

Voando, mantém o pescoço esticado e alterna períodos de batimento das grandes asas de mais de dois metros e meio de envergadura, com outros em que planam.

Além do seu tamanho, chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas. Ele vive em bandos numerosos nas zonas de lagoas e rios piscosos, pois consome uma quantidade incrível de peixes.

O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.

O Tuiuiú tem grande capacidade de vôo, elevando-se a grandes altitudes. Quando descansa, na margem do rio ou lagoa, costuma ficar em uma só perna. Seu andar é vagaroso.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Blog está lindo mesmo!
Foi uma ótima vc mudar de endereço ok!
Muito sucesso com seu blog.
bjs....