É um animal que corre perigo de extinção devido à perda de seu hábitat natural. Ou seja, devido à derrubada das florestas, que fazem com que eles saiam cada vez mais de seu hábitat, avançando para o oeste da China, sendo que mora no Himalaia e no Sul da China. Porém, existem fósseis de que, no passado, também habitou a América do Norte. É o animal símbolo do estado indiano de Sikkin.
O panda-vermelho pode medir até 35 centímetros de altura e 60 centímetros de comprimento( sem a cauda). Ele possui uma cauda que pode medir até 40 centímetros. Pesa 4 quilos. Ele se alimenta preferencialmente de bambu, seu prato predileto, mas também come frutas, folhas, líquen e ovos. Em cativeiro, o panda-vermelho come carne.
Eles são noturnos e excelentes predadores. Têm garras semi-retráteis. As fêmeas possuem apenas uma gestação por ano, podendo gerar até quatro filhotes em cada ninhada. Normalmente, nascem dois filhotes.
Uma coisa curiosa é que o panda-vermelho é o animal que mais possui nomes diferentes. Quando levado à Europa, em 1821, pelo cientista Thomas Hardwick foi batizado de Wah, por causa de seu grito característico. Ele também é chamado de urso-gato, porque parece com um urso, mas lava seu corpo inteiro como um gato.
Os outros nomes são, entre tantos, Urso Nuvem, Panda Brilhante, Panda Comum, Gato de Fogo, Raposa de Fogo, Guaxinim do Himalaia, Panda Menor, Nigalya Ponya, Panda Chico, Panda Estourado, Panda Pequeno, Poonya, Ngo Roxo, Gato Vermelho, Sankam, Pequeno Panda,Thokya, Wokdonka, Vetri e Ye. O nome "Raposa de Fogo", Firefox em inglês, deu origem ao navegador da Mozilla, o Mozilla Firefox( Eu uso e recomendo!!!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário