BlogBlogs.Com.Br

SmileyCentral.com

sexta-feira, 21 de março de 2008

Guepardo- o mascote do meu blog


Imagine um leopardo. Imaginou? Ótimo. Agora imagine um carro de Fórmula 1 . Acrescante listras perto dos olhos, 2,10 metros de comprimento, 115 quilômetros por hora, corpo esbelto, músculos... Eis o guepardo. Como? Imaginou um carro de Fórmula 1 com listras? Um leopardo com turbina? Ok, ok. Para evitar maiores confusões e você não sair por aí dizendo que o guepardo é um extraterrestre, vou explicar QUASE tudo sobre eles. Senhoras e senhores, meninos, meninas, cachorros, gatos e minhocas, bem vindos ao FANTÁSTICO MUNDO DOS GUEPARDOS!!!


Tudo bem, você já deve ter visto muitos documentários sobre guepardos. Mas você nunca viu um guepardo falando na TV, não é mesmo? Nem eu. Mas como eu não sou um guepardo e não tenho filmadora, vamos tentar descobrir um pouquinho mais sobre eles.

Nome popular:

Guepardo, Cheeta, Onça-africana, Leopardo-caçador

Nome científico (calma,calma! Não é palavrão!):

Acinonyx jubatus

Pesa de 28 a 70 quilos quando adulto, tendo comprimento de 1,50 m quando jovem até 2,30 m quando adulto. Tem de 2 a 4 filhotes que a fêmea cuida sozinha, escondendo numa toca debaixo da quente terra africana toda vez que vai caçar. Às vezes, são atacados por leões ou leoas, chegando até a morrer, pois são mais frágeis do que eles, apesar de serem mais rápidos.

Antigamente, ele era considerado parente do cachorro, por isso tinha outro nome:Cynailurus jubatus, que significa "cachorro-gato". Vive até 15 anos, quando sobrevive, pois muitos guepardos raramente chegam à idade adulta: de 10 filhotes, só 4 sobrevivem. É carnívoro, sendo os seus principais alimentos as gazelas e aves pequenas, quando consegue caçá-las. É que, enquanto ele cerca a presa, preparando-se para atacá-la e corre atrás dela, quando ele agarra a presa ela sai correndo- no caso de uma ave, geralmente não escapa.

Está em extinção, pois vive em pucas áreas da África e ainda restam pouquíssimos exemplares na Índia.

Ainda bem que algumas pessoas protegem os guepardos. É o caso da doutora Laurie Marker. Ela fundou o Fundo de Conservação dos Guepardos (Cheetah conservation fund) em 1990, na Namíbia, e hoje vive lá, com seu guepardo Shibaka.

Como em todos os felinos, o guepardo é misterioso e fascinante. Resta saber se esse mistério vai salvá-lo da extinção. Só nos resta torcer.

Por Vitória Alencar Sousa


167 comentários: