BlogBlogs.Com.Br

SmileyCentral.com

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Onça- a rainha das Américas





Nome popular: Onça-pintada
Nome científico: Panthera onca
Classe: Mamífero
Ordem: Carnívora

Família: Felinos
Nome em inglês: Jaguar
Hábitat: Ao sul dos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul
Mora em: Florestas e savanas
Hábito: Noturno


Comportamento: Solitário e territorialista

Tempo de vida: 20 anos

Maturidade: 3 a 4 anos

Gestação: de 3 a 4 meses

Número de filhotes: de 1 a 4

Peso: 36 a 158 quilos

Alimentação na natureza: Aves, mamíferos

Alimentação em cativeiro: Carne bovina

Causas da extinção: Caça e destruição do habitát

A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar.O acasalamento da onça pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar de 1 a 4 filhotes por ano. Quando nasce, o filhote costuma pesar 1 kg, aproximadamente.

Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Está presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil, porém está ameaçada de extinção e precisa ser preservada. Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, ataca suas vítimas mordendo na região do crânio.

O animal macho atinge a maturidade sexual por volta dos 3 anos, enquanto a fêmea alcança com apenas 2 anos.

A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente. Em cativeiro, a onça pintada pode passar de 20 anos.

A onça é o maior felino das Américas, podendo alcançar 150kg. Os espécimes que habitam as florestas fechadas são menores que aqueles que habitam os campos cerrados e os campos do Pantanal.

Isto ocorre porque a oferta de presas de porte maior é mais abundante nos campos, e um predador maior terá maiores vantagens neste ambiente; ao contrário, nas florestas fechadas, a onça se alimenta de presas menores e um predador menor necessita de menor massa alimentar. A onça preda 85 espécies de animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar.

A onça pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado, seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Ela é atualmente encontrada das planícies costeiras do México até o norte da Argentina. Habita áreas de vegetação densa, abundância de água e alimentação; áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantanal.

São animais de hábitos solitários e terrestres, urinam com grande freqüência para demarcar território. Sua atividade pode ser tanto diurna quanto noturna; são grandes saltadoras e nadadoras atravessando rios com 1km de largura. Sua dieta é de uma grande variedade de mamíferos de médio e grande porte, aves e répteis.


E depois de tanto blá-blá-blá, estou com a cabeça girando... Mas é um animal maravilhoso, o meu favorito! Não há animal mais elegante, mais ágil, mais belo do que a onça-pintada!

Um comentário:

Unknown disse...

As suas fotos são facinantes poderia botar mais fotos?